Home > Cardio e Diabetes > Insuficiência Cardíaca
Índice de Insuficiência Cardíaca
-
O benefício do uso de estatinas em pacientes com insuficiência cardíaca (ICC) não é claro. Dois estudos clínicos randomizados - CORONA e GISSI-HF, avaliaram o uso de rosuvastatina em pacientes com ICC avançada.
-
Nessa análise secundária, os autores avaliaram os 13.195 pacientes randomizados nos estudos PARADIGM-HF (aqueles com FEVE ≤40%; n=8.399) e PARAGON-HF (FEVE ≥45%; n=4.796).
-
Estudo randomizado, duplo-cego e placebo-controlado, avaliou a segurança e a eficácia de dapagliflozina em 4.744 pacientes com IC e FE reduzida, diabéticos e não-diabéticos. A media de seguimento foi 18,2 meses.
-
este estudo randomizou 263 pacientes com insuficiência cardíaca (IC) e fração de ejeção (FE) ≤40%, classe funcional II-III da NYHA, eTFG ≥30 e níveis aumentados de NT-proBNP, cronicamente estáveis, tratados com terapia medicamentosa otimizada, para o uso de dapagliflozina (DAPA) 10mg ou placebo.
-
Pacientes idosos não são contemplados na maioria dos estudos clínicos em insuficiência cardíaca (IC), a despeito de serem a maioria dos portadores dessa condição clínica. O estudo investigou a conduta terapêutica adotada no tratamento da IC de pacientes tratados em clínicas especializadas.
-
A insuficiência cardíaca (IC) afeta 6,6 milhões de americanos; anualmente, são 650 mil novos casos e 330 mil mortes, o que corresponde a 1 em cada 9 mortes. A IC é o diagnóstico #1 como causa de hospitalização nos Estados Unidos; e a mortalidade não se modifica desde 1995.
-
Os autores avaliaram os efeitos da infecção por influenza nos desfechos clínicos de pacientes hospitalizados com insuficiência cardíaca (IC). Os desfechos incluíram mortalidade hospitalar, complicações e tempo de internação, além de custo.
-
Estudos prévios com os inibidores de SGLT2 demonstraram significativas reduções na ocorrência de morte CV, IAM e AVC, em pacientes com doença CV estabelecida, e diminuição em hospitalizações por IC.
-
É reconhecido que a hipertensão arterial (HAS) contribui substancialmente para o desenvolvimento da doença CV, incluindo a insuficiência cardíaca (IC) e a doença Coronária (DAC), e se constitui em um fator de risco líder para a mortalidade precoce, em todo o mundo.
-
A insuficiência cardíaca (IC) está associada com a maior expressão da trombina, o que prediz o pior prognóstico. O inibidor direto da trombina poderia melhorar a piora progressiva da IC em pacientes crônicos e com doença arterial coronária (DAC) subjacente.
ÚLTIMOS UPDATES
-
CARDIOMETABOLISMO
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
CARDIOMETABOLISMO
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
CARDIOMETABOLISMO
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
CARDIOMETABOLISMO
VÍDEOS RECENTES
ESC 2024 - Guidelines de hipertensão e manejo de pacientes com FA%>
A evolução do entendimento e tratamento do TDAH no Brasil%>
ECNP 2024 - Highlights do terceiro e quarto dias de evento%>
ECNP 2024 - Highlights do segundo dia de evento%>
ECNP 2024 - Highlights do primeiro dia de evento%>
SEÇÕES DO PORTAL
-
Saúde mental
Temas relevantes que abordam questões clínicas, científicas e de prática diária do interesse de neurologistas, psiquiatras e demais profissionais com foco em sistema nervoso central.
-
Cardio e Diabetes
Uma seção inteiramente dedicada ao profissional que atua no tratamento e abordagem de pacientes com afecções cardiometabólicas. Videoaulas, estudos recentes, artigos comentados, metodologia diagnóstica e condutas terapêuticas.
-
Farmacêuticos
Nesta seção os temas são voltados aos profissionais de farmácia e pdv. Atendimento na farmácia, cursos sobre atenção e cuidados com o paciente, normas e condutas voltadas ao farmacêutico e balconista.