Home > Cardio e Diabetes
Índice de Cardio e Diabetes
-
Em análise retrospectiva de dados observacionais coletados em 2 grandes registros norte-americanos, os autores selecionaram pacientes com idade superior a 45 anos com história de doença aterosclerótica CV documentada ou diabéticos com pelo menos mais um fator de risco CV.
-
Estudos preliminares sugerem que o consumo habitual de álcool está associado com dilatação do átrio esquerdo (AE) e com maior risco de fibrilação atrial (FA). Os autores objetivaram determinar esses efeitos na mecânica e reserva funcional do AE.
-
Os autores investigaram o risco de doença renal crônica (DRC), devida a alterações intrínsecas renais, ao longo do tratamento com redução intensiva dos níveis de PA.
-
A duração do sono é capaz de contribuir para o risco de AVC e essa relação pode ser dependente de fatores demográficos como idade, sexo e raça. Os autores investigaram a associação entre a duração do sono e a incidência de AVC em uma coorte norte-americana de adultos.
-
Os autores investigaram a relação entre a cirurgia bariátrica e o risco de eventos macrovasculares (doença coronária e cerebrovascular) em pacientes com obesidade e diabetes tipo 2.
-
Usando dados do sistema nacional de saúde da Coréia, incluindo 6.748.773 indivíduos, os autores investigaram o efeito aditivo da variabilidade dos parâmetros metabólicos.
-
Um grande número de pacientes acometidos de IAM sem supra-ST apresentam doença coronária de múltiplos vasos. este estudo investigou o impacto da intervenção percutânea coronária (IPC) com revascularização completa comparada com a IPC unicamente do vaso-culpado.
-
Com o objetivo de investigar a associação da Fibrilação Atrial (FA) com o declínio na função cognitiva e demência, bem como os benefícios do tratamento antitrombótico, em pacientes idosos, este estudo de coorte populacional incluiu 2.685 participantes do Registro Nacional Sueco.
-
Os autores avaliaram a interação entre o uso de estatinas e o controle pressórico em uma coorte de 1.654 pacientes idosos, com idades entre 60 e 85 anos, do estudo alemão Berlin Aging Study II.
-
O CARMELINA, um estudo randomizado, duplo-cego e placebo controlado incluiu 6.979 pacientes adultos com DM2 e alto risco CV, a maioria com doença renal, de 27 países, foi desenhado para avaliar o impacto e a segurança da adição ao tratamento padrão.
ÚLTIMOS UPDATES
-
CARDIOMETABOLISMO
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
CARDIOMETABOLISMO
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
CARDIOMETABOLISMO
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
CARDIOMETABOLISMO
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
SEÇÕES DO PORTAL
-
Saúde mental
Temas relevantes que abordam questões clínicas, científicas e de prática diária do interesse de neurologistas, psiquiatras e demais profissionais com foco em sistema nervoso central.
-
Cardio e Diabetes
Uma seção inteiramente dedicada ao profissional que atua no tratamento e abordagem de pacientes com afecções cardiometabólicas. Videoaulas, estudos recentes, artigos comentados, metodologia diagnóstica e condutas terapêuticas.
-
Farmacêuticos
Nesta seção os temas são voltados aos profissionais de farmácia e pdv. Atendimento na farmácia, cursos sobre atenção e cuidados com o paciente, normas e condutas voltadas ao farmacêutico e balconista.