Home > Cardio e Diabetes
Índice de Cardio e Diabetes
-
O CARMELINA, um estudo randomizado, duplo-cego e placebo controlado incluiu 6.979 pacientes adultos com DM2 e alto risco CV, a maioria com doença renal, de 27 países, foi desenhado para avaliar o impacto e a segurança da adição ao tratamento padrão.
-
Os autores avaliaram a trajetória dos níveis de glicemia de jejum (GJ), IMC e sensibilidade à insulina em 27.392 indivíduos não-diabéticos (média de idade 49 anos), entre os anos de 2005 e 2016, os quais desenvolveram pré-diabetes ou diabetes durante o seguimento.
-
As novas recomendações para o controle da hiperglicemia e do tratamento do DM2 das sociedades americana e europeia de diabetes, as quais atualizaram a Diretriz de 2015.
-
A dieta proteica pode ajudar a prevenir o declínio da capacidade funcional e força relacionados com o envelhecimento. Nessa análise do estudo Framingham Offspring, entre os períodos de 1991-1995 e 2005-2008.
-
Em pacientes diabéticos, parâmetros glicêmicos, controle pressórico e metas de LDL-C são comumente utilizados para a predição e controle do risco CV.
-
O estudo HEARTS (The Slowing Heart Disease With Lifestyle and Omega-3 Fatty Acids) randomizou 285 pacientes coronarianos estáveis, com média de idade de 63 anos, tratados com estatinas e com LDL-C médio de 78,7 mg/dL.
-
É reconhecido que a hipertensão arterial (HAS) contribui substancialmente para o desenvolvimento da doença CV, incluindo a insuficiência cardíaca (IC) e a doença Coronária (DAC), e se constitui em um fator de risco líder para a mortalidade precoce, em todo o mundo.
-
O estudo AIM-HIGH avaliou o impacto da associação de niacina ER e sinvastatina, com ou sem ezetimiba, em pacientes com doença CV que apresentavam níveis baixos de HDL-C e triglicérides elevados.
-
Os autores determinaram a sobrevida após 1 ano e os principais desfechos CV em pacientes que receberam dupla anti-agregação plaquetária (DAPT), AAS + inibidor de P2Y12, comparando aqueles que receberam o tratamento pré-hospitalar e no hospital.
-
Com o objetivo de avaliar o risco residual inflamatório, os autores analisaram a relação entre os níveis de PCRas, LDL-C e a ocorrência de desfechos clínicos em pacientes estratificados como de alto risco para eventos CV em 10 anos.
ÚLTIMOS UPDATES
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
CARDIOMETABOLISMO
-
CARDIOMETABOLISMO
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
CARDIOMETABOLISMO
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
CARDIOMETABOLISMO
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
VÍDEOS RECENTES
ESC 2024 - Guidelines de hipertensão e manejo de pacientes com FA%>
A evolução do entendimento e tratamento do TDAH no Brasil%>
ECNP 2024 - Highlights do terceiro e quarto dias de evento%>
ECNP 2024 - Highlights do segundo dia de evento%>
ECNP 2024 - Highlights do primeiro dia de evento%>
SEÇÕES DO PORTAL
-
Saúde mental
Temas relevantes que abordam questões clínicas, científicas e de prática diária do interesse de neurologistas, psiquiatras e demais profissionais com foco em sistema nervoso central.
-
Cardio e Diabetes
Uma seção inteiramente dedicada ao profissional que atua no tratamento e abordagem de pacientes com afecções cardiometabólicas. Videoaulas, estudos recentes, artigos comentados, metodologia diagnóstica e condutas terapêuticas.
-
Farmacêuticos
Nesta seção os temas são voltados aos profissionais de farmácia e pdv. Atendimento na farmácia, cursos sobre atenção e cuidados com o paciente, normas e condutas voltadas ao farmacêutico e balconista.