Home > Saúde mental

Torrent Pharma - Presença Global

Índice de Saúde mental

  • Os autores avaliaram a relação entre idade na menopausa e risco de suicídio em 1,3 milhão de mulheres na pós-menopausa, com seguimento de 12 anos.

    Referência: Moon DU et al. Association of age at menopause and suicide risk in postmenopausal women: A nationwide cohort study. Frontiers Psychiatry. 2024; DOI: 10.3389/fpsyt.2024.1442991.

  • Os autores investigaram como depressão e ansiedade afetam a remissão na artrite reumatoide e psoriática, incluindo 767 pacientes seguidos por dois anos.

    Referência: Henkemans SVJS et al. Association between depression and anxiety and inability to achieve remission in rheumatoid arthritis and psoriatic arthritis. Rheumatology. 2024; DOI: 10.1093/rheumatology/keae621.

  • Os autores analisaram pensamentos e comportamentos suicidas em 99 adultos com transtorno de acumulação, destacando taxas superiores às da população geral.

    Referência: Gil-Hernández D et al. Suicidal thoughts and behaviors in adults with hoarding disorder. Comprehensive Psychiatry. 2025; DOI: 10.1016/j.comppsych.2024.152539.

  • Os autores investigaram como a gravidade do trauma cranioencefálico e a latência da lesão influenciam o risco de epilepsia em pacientes após uma primeira convulsão pós-traumática.

    Referência: Karlander M et al. Risk of Epilepsy Following a First Posttraumatic Seizure: A Register-Based Study. Neurology. 2024; DOI: 10.1212/CPJ.0000000000200409.

  • Os autores investigaram o uso de lisdexanfetamina em adultos com bulimia nervosa, avaliando mecanismos potenciais e efeitos no apetite, impulsividade e características obsessivo-compulsivas.

  • A depressão maior é uma doença recorrente, associada a incapacidade e importante prejuízo na qualidade de vida, que afeta até 20% da população geral ao longo da vida.

  • O transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é uma condição neuropsiquiátrica que afeta indivíduos em diversas faixas etárias, e uma abordagem terapêutica adaptada às necessidades específicas de cada grupo pode melhorar o resultado e a adesão ao tratamento.

  • A depressão maior é importante causa de prejuízo no funcionamento social e no familiar, com grande impacto econômico e prevalência em torno de 5%, segundo a Organização Mundial da Saúde. Atualmente, é uma das principais causas de incapacidade no mundo.

  • Os autores investigaram a relação entre isolamento social e risco de demência em idosos, analisando como fatores como depressão e ansiedade podem mediar essa associação ao longo do tempo.

    Referência: Yang Y and Jiang Y. The Association Between Social Isolation and Incident Dementia Among Older Adults: Evidence From National Health and Aging Trend Study. Innovation in Aging. 2024; DOI: 10.1093/geroni/igae093.

  • Os autores avaliaram a eficácia de intervenções psicológicas na prevenção do transtorno depressivo maior em adultos com sintomas subliminares, explorando fatores moderadores e abordagens personalizadas.

    Referência: Buntrock C et al. Psychological interventions to prevent the onset of major depression in adults: a systematic review and individual participant data meta-analysis. Lancet Psychiatry. 2024; DOI: 10.1016/S2215-0366(24)00316-X.

SEÇÕES DO PORTAL

  • Saúde mental
    Temas relevantes que abordam questões clínicas, científicas e de prática diária do interesse de neurologistas, psiquiatras e demais profissionais com foco em sistema nervoso central.
  • Cardio e Diabetes
    Uma seção inteiramente dedicada ao profissional que atua no tratamento e abordagem de pacientes com afecções cardiometabólicas. Videoaulas, estudos recentes, artigos comentados, metodologia diagnóstica e condutas terapêuticas.
  • Farmacêuticos
    Nesta seção os temas são voltados aos profissionais de farmácia e pdv. Atendimento na farmácia, cursos sobre atenção e cuidados com o paciente, normas e condutas voltadas ao farmacêutico e balconista.