Home > Saúde mental
Índice de Saúde mental
-
Esse material aborda a eficácia e segurança do divalproato de sódio no tratamento de manutenção de pacientes jovens com transtorno bipolar. Destacam-se a melhora na estabilização dos sintomas e perfil de segurança do medicamento.
-
Esse material discute a classificação das crises epilépticas de 2017 e seus impactos no diagnóstico e tratamento, destacando avanços e desafios na prática clínica.
-
Os autores avaliaram a prevalência de comorbidades psiquiátricas em pacientes com enxaqueca.
Referência: Bano H et al. Prevalence of Psychiatric Comorbidities in Patients with Migraine: A Cross-sectional Study. Indian Journal Private Psychiatry. 2024; DOI: 10.5005/jp-journals-10067-0165.
-
Os autores investigaram as tendências na escolha, troca e suspensão de anticonvulsivantes em pacientes com epilepsia recém-diagnosticada, analisando dados demográficos e comorbidades.
Referência: Bolin K et al. Trends in Antiseizure Medication Initiation, Switch, or Termination in Patients With Newly Diagnosed Epilepsy: A Nationwide Study. Neurology. 2024; DOI: 10.3389/fpsyt.2024.1397813.
-
Os autores investigaram o papel do medo de avaliação negativa e positiva como mediadores no tratamento do transtorno de ansiedade social (TAS) utilizando diferentes abordagens terapêuticas.
-
Baixe em PDF os highlights do congresso da American Psychiatry Association. Tratam-se de estudos de extrema relevância científica, revisados e comentados pelo Dr. Rodrigo Nogueira Borghi.
-
Os autores investigaram o desempenho cognitivo em pacientes com convulsões funcionais comparados a pacientes com crises epiléticas e controles saudáveis por meio de meta-análise.
Referência: Van Patten R et al. Cognitive performance in functional seizures compared with epilepsy and healthy controls: a systematic review and metanalysis. Lancet Psyquiatry. 2024; DOI: 10.1016/S2215-0366(24)00132-9.
-
Os autores investigaram a associação entre a exposição cumulativa ao estrogênio ao longo da vida e o risco de desenvolvimento de demência em mulheres.
Referência: Park HK et al. The Effects of Estrogen on the Risk of Developing Dementia: A Cohort Study Using the UK Biobank Data. American Journal Geriatric Psychiatry. 2024; DOI: 10.1016/j.jagp.2024.01.025.
-
Os autores avaliaram a incidência de sintomas após a descontinuação de antidepressivos, destacando a importância dessa informação para pacientes e clínicos.
Referência: Henssler J et al. Incidence of antidepressant discontinuation symptoms: a systematic review and meta-analysis. Lancet Psychiatry. 2024; DOI: 10.1016/s2215-0366(24)00133-0.
-
Os autores avaliaram a causalidade bidirecional entre fragilidade e doença mental por meio de análise de randomização Mendeliana para duas amostras, abrangendo várias condições psiquiátricas.
Referência: Ma L et al. Bidirectional causal relationship between frailty and mental illness: a two-sample Mendelian randomization study. Frontiers Psychiatry. 2024; DOI: 10.3389/fpsyt.2024.1397813.
ÚLTIMOS UPDATES
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
CARDIOMETABOLISMO
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
CARDIOMETABOLISMO
-
CARDIOMETABOLISMO
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
CARDIOMETABOLISMO
SEÇÕES DO PORTAL
-
Saúde mental
Temas relevantes que abordam questões clínicas, científicas e de prática diária do interesse de neurologistas, psiquiatras e demais profissionais com foco em sistema nervoso central.
-
Cardio e Diabetes
Uma seção inteiramente dedicada ao profissional que atua no tratamento e abordagem de pacientes com afecções cardiometabólicas. Videoaulas, estudos recentes, artigos comentados, metodologia diagnóstica e condutas terapêuticas.
-
Farmacêuticos
Nesta seção os temas são voltados aos profissionais de farmácia e pdv. Atendimento na farmácia, cursos sobre atenção e cuidados com o paciente, normas e condutas voltadas ao farmacêutico e balconista.